Chia ou Linhaça, qual a diferença? Qual o melhor para emagrecer?

Escrito por: -


 
Essas sementinhas que prometem milagres podem sim, ajudar a emagrecer e manter uma
alimentação saudável. Com resultados comprovados por quem utiliza e pela ciência, a linhaça e a chia viraram moda na mesa do brasileiro.
 
A linhaça, nativa do hemisfério norte pode ser encontrada em qualquer supermercado, já a Chia, nativa da América Latina, agora disputa as prateleiras com a linhaça.
 
Mas qual a melhor sementinha para ser consumida? Chia ou Linhaça? Vamos à análise!
 

  • Chia e Linhaça são ricas em nutrientes importantes.
  • Consumir tanto a linhaça quanto a chia estão nos níveis similares de nutrientes:

    - Gorduras Ômega - entre outras coisas, impactam diretamente no funcionamento do cérebro e dos hormônios

    - Fibras - auxiliam no processo de digestão e absorção de nutrientes

    - Proteínas - ajudam a manter os níveis de energia e de apetite estáveis. Existem diversos estudos que já comprovaram sua eficácia na prevenção e reversão de doenças cardíacas e diabetes.

    Tanto a chia quanto a linhaça podem ser consumidas puras, assim que hidratadas, ou usadas na salada de frutas, em sucos e vitaminas, no arroz cozido, na salada de folhas, ou salpicadas direto no prato por cima do que estiver comendo no momento.
     

  • A linhaça é melhor que a chia quando…
  • - O preço e a disponibilidade
    - Efeitos positivos para as mulheres que enfrentam os sintomas da menopausa, é o alimento existente mais rico em substâncias chamadas lignanas, que por ser um fitoestrogênio, ajuda a recuperar os níveis hormonais que minimizam os sintomas desconfortáveis desta fase
     

  • A chia é melhor que a linhaça quando…
  • - Possui mais níveis de minerais importantes, como cálcio, manganês e fósforo - benéficos para ossos e dentes - como também para absorção de outros nutrientes e reparação celular e dos tecidos.
    - A chia é uma campeã nos níveis de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e impactam no melhor funcionamento de todos os sistemas do organismo.
    - Tem sido mais recomendada para as mulheres em idade fértil e com sintomas no ciclo menstrual.
    - A durabilidade e digestibilidade da chia é melhor que a da linhaça, porque a linhaça contém óleos que se oxidam facilmente, o que faz ela ter validade de, no máximo, um ano. Fora que a linhaça tem uma casca dura, então consumi-la inteira impede que tenhamos acesso aos seus benefícios, pois não conseguimos digeri-la. O ideal é triturar as sementes na hora do uso, e/ou fazer um gel do alimento, deixando-o de molho por 30 minutos em água
    - A chia, por conter níveis muito altos de antioxidantes naturais, tem validade extremamente longa. Conseguimos digerir a semente facilmente. O ideal é comprá-la inteira e acrescentá-la nas suas preparações de alimentos ou em comidas prontas. Outra opção é deixar a semente de molho por até 10 minutos.
     
    Fonte: Personare

    Votar no artigo:
    4.00 nos 5.00 baseado nos 1 votos.