Quantas calorias gastamos no trabalho doméstico?

Escrito por: -

Costumo brincar dizendo que até dormindo gastamos calorias, logo, limpando e organizando a nossa casa também gera um gasto calórico - bem maior do que dormindo, é claro. Mas quantas calorias gastamos no trabalho doméstico de fato?

Evidentemente, sabemos que cada atividade realizada demanda um gasto calórico. Esfregar o chão do banheiro, por exemplo, faz perder muito mais calorias do que fazer a cama. Por outro lado, passar roupa e lavar a louça pode exercitar os músculos dos braços.

Para simplificar vamos dar o valor aproximado de calorias que você gasta fazendo algumas atividades, que de maneira geral uma mulher com peso médio de 55kg gasta 125 calorias por hora. Confira, agora, o gasto calórico ao executar algumas atividades domésticas!

Alguns exemplos são: fazer a cama, assumindo a postura correta, você consegue alongar a coluna e trabalhar as pernas, ombros, nádegas e panturrilhas e consome cerca de 15 calorias em 5 minutos. Ao usar o aspirador de pó você trabalha os quadris e os braços e tem um gasto de cerca de 50 calorias em 15 minutos. Varrer a casa e passar roupa consome 35 calorias cada um, respectivamente, em 15 e 30 minutos de trabalho.

Gostou? Então, deixe a preguiça de lado, dispense a faxineira e mãos à obra.

Veja também mais 4 benefícios de limpar a casa aqui.

Fonte: Azstarnet
Foto: Flickr

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!