Alimentos funcionais e o organismo feminino, alívio da TPM e Menopausa

Escrito por: -

Em brancoNosso corpo é como uma máquina, onde cada órgão é uma peça e o conjunto delas forma o equipamento chamado organismo. Para que essa “máquina” funcione direito é necessário que cada uma dessas peças esteja perfeita. Para isso suas células necessitam estar nutridas. E é através da nossa alimentação que essa nutrição ocorre.

Dentre os muitos alimentos, alguns se destacam pelos benefícios extraordinários que proporcionam. São os alimentos funcionais ou “Foshu” (foods for Specified Use) - Alimentos para uso específico -, mais conhecidos como alimentos funcionais. Esses alimentos ultrapassam a função de nutrir ajudando a prevenir determinadas doenças.

E, como falar sobre a “beleza que vem de dentro pra fora” está tão em moda, trouxemos para você alguns desses alimentos e seus benefícios. Esse grupo de alimentos possui os antioxidantes com poder de barrar a ação dos radicais livres - que oxidam as células e impedem sua renovação, fazendo com que ocorra redução da elasticidade celular acelerando o processo de envelhecimento. Há ainda os polifenóis e os fitoesteróis, fibras e microorganismos. É de igual importância que além de ingerir esses alimentos, se consuma muita água e se pratique exercícios físicos regularmente.

Conheça esse arsenal saudável, suas funções e a quantidade eficaz :
Soja - ( 1 colher de sopa por dia): Diminui o colesterol e alivia sintomas da TPM e menopausa, além de força e brilho para os cabelos ;

Brócolis - ( 3 porções por semana - cálcio): antioxidante, evita osteoporose;

Salmão e sardinha ( Ômega 3 - 2 vezes por semana): Diminui o colesterol e alivia a depressão, menopausa e TPM;

Chá verde - ( 3 xícaras por dia): antioxidante, hipertensão e colesterol, alívio TPM e menopausa;

Castanhas, nozes e amêndoas (contém selênio, magnésio e ácidos graxos, 2 por dia) : Retarda o envelhecimento da pele, alívio dos sintomas da menopausa e faz bem para o coração; além de conter Vitamina E: diminui as ondas de calor (fogachos);

Maçã verde - (ao menos 4 por semana, antes de se bronzear): Filtro solar natural, um complemento para o seu filtro solar;

Aveia ( fibras, sais minerais - 2 colheres sopa por dia): funcionamento do intestino e beleza da pele;

Morango(vitamina B5 (Niacina) e Ferro): Problemas de pele, nervosismo e agitação da TPM, e o mineral Ferro é importante porque faz parte da formação do sangue, naturalmente eliminado durante a menstruação;

Alho - (1 por dia): diminui o colesterol, a hipertensão e o nível de açúcar no sangue;

Tomate ( licopeno): Atua no coração e câncer de próstata e estômago;

Uva ( flavonóides - antocianina, 1 copo por dia): Antioxidante, bom para o coração;

Azeite ( 1 colher chá por dia): Antioxidante e atua na circulação e coração.

Iogurte (3 vezes por semana) - Rico em cálcio e lactobacilos vivos: Eficaz para intestinos preguiçosos e combate a osteoporoso e a previne.

Frutos do mar e peixes ( ricos em Zinco): síntese de hormônios, melhorando as funções ovarianas e otimiza as funções estrogênicas.

Beterraba ( magnésio ): age no bom humor, no relaxamento muscular e na formação de neurotransmissores;

Banana e ovos (Vitamina B6): importante para a formação de neurotransmissores (triptofano) melhorando e bem estar e favorece a eliminação do excesso de líquidos uma das causas da TPM.

Fonte: www.saudecomciencia.com

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!