Panelinha no trabalho: fique fora dessa para não acabar se queimando

Escrito por: -

Panelinha no TrabalhoQuem é que não gosta de se sentir parte de um grupo que atire o primeiro cartão-ponto! No trabalho, não é diferente e fazer parte de uma panelinha, às vezes, chega a ser uma questão de status.

A revista Você S/A traz uma matéria bem interessante sobre o tema. Viver com as pessoas com quem se tem afinidade, transmite uma sensação de companheirismo, cumplicidade e proteção. Mas no trabalho, fechar-se em pequenos grupos pode ser visto como algo negativo, principalmente quando o grupinho passa a apresentar atitudes que demonstram hostilidade e preconceito em relação aos que estão de fora.

Mas você não precisa ser radical, basta se mostrar aberta e acessíveis às outras pessoas. A participação nas “panelinhas”, pode ser um passo em falso para qualquer profissional. De acordo com o professor Moacir Carlos Sampaio Silva, da área de psicologia social das organizações do Instituto Sedes Sapientiae, “Dificilmente os integrantes de uma ‘panela’ são vistos como profissionais diferenciados ou de alto nível de desempenho”, diz.

Veja como cultivar uma imagem de independência e neutralidade, bem longe das “panelinhas”:

  • Se você se sente excluído ou marginalizado por não fazer parte de uma “panela”, continue na sua. Nada pior do que implorar por atenção. Mostre-se “neutro” no ambiente profissional e demonstre sua capacidade de relacionar-se com todos.
  • Invista na neutralidade. Não se associe à “panela rival”, nem se posicione como alguém que reprova ou menospreza esses grupos. Às vezes eles têm poder e influência, por isso é melhor não bater de frente.
  • Se você participa de uma turminha e percebe que isso está queimando seu filme, a melhor alternativa é gradualmente administrar um afastamento. Encontre uma desculpa para almoçar e tomar café com outras pessoas. Isso só vai aumentar sua rede de contatos.
  • Dentro de uma empresa, o que faz sentido são os grupos formais. Um bom profissional se relaciona bem com seus pares e colegas e mantém esse relacionamento no plano estritamente profissional. Se você se vê frente a essa ou àquela pessoa com quem percebe ter bastante afinidade, nada impede que isso evolua para uma produtiva e saudável amizade.
  • Via: VoceSA

    Votar no artigo:
    4.00 nos 5.00 baseado nos 1 votos.  
     
    • nickname Commento numero 1 su Panelinha no trabalho: fique fora dessa para não acabar se queimando

      Posted by:

      rsrsrs Publicado Date —