Fases da Separação: como superar a dor

Escrito por: -

separados

Mesmo que todas as pessoas sejam iguais quanto as separações e rupturas de casais, em alguns casos variam principalmente no tempo de cicatrização desse sentimento de perda. O que é certo e por mais difícil se pareça, uma vez que se supera a dor, o vazio e o desconforto inicial, se pode-se dizer que começa uma nova etapa.

Claro que superar a separação é mais fácil quando a relação se acaba amistosamente, com a sensação de saber que não tem ganhadores nem perdedores na relação. Mas, quando a decisão de terminar é tomada por uma das partes, o outro experimenta uma série de reações que vão desde a dúvida, tristeza e até raiva acompanhada de ódio.

Quando temos uma separação não acreditamos no inicio, estamos em estado de choque e passamos o tempo dando voltas e pensando nisso. Esse é o momento que mais recorremos aos amigos e familiares. Nos aliviamos. Depois, chega a etapa da tristeza, lamentos, culpa, dor, desespero e sensação de impotência. Acreditamos que nunca vamos superar.

A medida que vai passando o tempo aparece uma fase de descontrole: sair, buscar diversão, mudar o visual. Parece que nos invade uma sensação de liberdade e queremos recuperar o tempo perdido. Passada essa etapa de loucura transitória quanto a liberdade e experiencias novas, chegamos à serenidade e começamos a acreditar de novo na felicidade.

Por outro lado, mesmo que terminar uma relação não seja algo agradável para ninguém, saber enfrentar a separação pouco a pouco, sem culpas e sem rancor só vai beneficiar nosso caminho e principalmente passar por todas etapas. Por exemplo, evitar se recriar em que podia ser e não foi e sim, começar a reconstruir sua vida com otimismo, autonomia a liberdade. Para tudo isso é fundamental enfrentar a verdade, a dor e assumir seus próprios sentimentos.

Fonte e Foto: Ask

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!