Receita de cera caseira para depilação

Escrito por: -

As ceras de salões de depilação costumam ser industrializadas e mais artificiais, e às vezes não encontramos com tanta facilidade materiais de qualidade em lojas de cosméticos comuns.

As ceras frias e quentes que estão à venda não são tão boas para a pele quanto opções caseiras mais naturais, então a gente ensina você a preparar uma receita que vai deixar sua depilação menos dolorida e mais adaptável ao seu tempo e dinheiro.

Os ingredientes necessários são 1kg de açúcar, suco de um limão e uma xícara de água. Tudo deve ser misturado em uma panela e cozinhado até que fique com uma cor de caramelo e no ponto de uma bala puxa-puxa.

O ponto da mistura é o aspecto essencial para o sucesso da depilação, então cuidado na hora de preparar a cera pela primeira vez. Faça apenas uma porção da receita ou fique extremamente ligada no cozimento e na altura do fogo.


A vantagem da cera caseira é não ser agressiva à pele e ainda hidratar, por ter apenas ingredientes naturais, ela também sai facilmente depois da lavagem, já que é feita basicamente de açúcar.

A receita rende uma quantidade de cera que pode ser usada em mais de uma depilação, então guarde a mistura em um local fechado e, de preferência, escuro. Quando for utilizá-la novamente basta derreter em banho maria, sempre tomando cuidado para não esquentar demais a cera e queimar a pele.

Na hora de depilar fique atenta a alguns cuidados básicos:

- A região a ser depilada deve estar limpa, sem hidratantes ou loções, desinfetada com um algodão embebido em álcool e bem seca, para que a cera tenha aderência e extraia a maior quantidade possível de pelos (o comprimento dos pelos também influencia na eficácia da depilação).

- A cera caseira contém limão e pode manchar a pele, se exposta ao sol. Então depile-se em local fechado e retire totalmente a cera antes de expor a pele ao sol.

- Aplique a cera morna na pele com uma espátula, deixe-a esfriar um pouquinho e só então puxe-a, no sentido contrário de crescimento do pelo. Puxe sem dó, tirar a cera sem fazer força pode gerar hematomas.

- Uma vez finalizada a depilação, não aplique nenhum produto que contenha álcool. O correto é utilizar loções com ingredientes calmantes como camomila e calêndola.

Esta cera caseira pode ser utilizada para depilar qualquer região do corpo. Então capriche na receita e fique linda sem gastar dinheiro!

Fonte: Dona Giraffa
Imagem: Rbeck

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!