Faça reflexos em seus cabelos com pigmentos naturais

Escrito por: -

cebolas roxas

Um brilho a mais, uma cor diferente, esconder os brancos. Qual mulher nunca tingiu ou teve vontade de tingir os cabelos? Quem nunca tingiu um dia ainda vai tingir. Hoje em dia há várias formas de deixar seus cabelos com a cor desejada, as tonalidade e nuances são quase infinitas, pra não dizer infinitas, já que os cabeleireiros normalmente misturam diferentes cores até atingir o efeito desejado.

Além do salão de beleza podemos comprar a tinta e tingir em casa. Felizmente, a qualidade das tintas fica cada vez melhor, diminuindo as chances de alergias ou queimaduras no couro cabeludo. Ainda assim algumas pessoas podem apresentar alergias, têm alguma doença no couro cabeludo ou simplesmente não querem colocar nada químico no cabelo, por menos agressivo que sejam os produtos hoje em dia.

Para essas pessoas e também para dar um brilho extra para quem está felissíssima com sua cor natural - existe quem esteja, sim -, ou ainda para quem quer dar uma reforçada no tom da tinta entre as tinturas usuais, existe uma solução prática, barata e é muito raro causar algum tipo de alergia em quem as use.

É o tingimento com pigmentos naturais encontrados nos vegetais. É claro que o efeito não é como das tinturas e menos duradouro, mas os reflexos e brilho que proporcionam, principalmente ao sol, realmente chamam a atenção e fazem toda a diferença.

Henna: Esse já é bastante conhecido. À venda em supermercados, perfumarias e drogarias. Há várias tonalidades.

Camomila: O chá concentrado das flores dá um brilho dourado a cabelos loiros e castanhos claros. Saquinhos de chá também dão um efeito parecido.

Casca de Cebola: O chá das cascas roxas é perfeito para dar um tom de reflexo vermelho intenso e o das cebolas tradicionais para aquele vermelho visto em ruivas naturais.

Chá Preto: Igualmente concentrado. Confere brilho a cabelos do castanho ao preto, aos naturais e nos tingidos. Produz reflexos interessantes nos cabelos vermelhos.

Como preparar os chás.

Ingredientes
- Um punhado de cascas, flores de camomila ou 2 saquinhos de chá
- Uma dessas opções: Folhas de hortelã, alecrim, casca de laranja ou maçã, um pau de canela ou um cravo (para tirar o cheiro de cebola)
- 700 ml de água
- 1/2 colher de café de sal (ajuda a fixar a cor)
- 1 colher de café de água oxigenada 20 vol. (opcional)

Ferva os quatro primeiros ingredientes e as até observar que a água está tingida. Apague o fogo e quando esfriar um pouco, acrescente a água oxigenada. Quando estiver morno aplique nos cabelos na última água de enxágue. Deixe secar como de costume.

Dicas:

  • Se quiser, substitua os ingredientes para tirar o cheiro por lavanda ou água de colônia - sempre a base de água, nunca de álcool ou óleos essenciais, para não causar irritações -.
  • Água de beterraba também pode produzir um efeito interessante.
  • Para cabelos tingidos de preto bem escuro ou azulado, utilize 3 saquinhos de chá preto
  • Aplique sempre que lavar, até conseguir o resultado desejado, quando pode ser aplicado a cada 2 lavagens
  • Os resultados poderão ser melhor observados a partir da 3° aplicação
  • Esta solução pode ser guardada na geladeira por 4 semanas, quando ‘podem’ começar a aparecer fungos brancos

Foto: Flickr

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!  
 
  • nickname Commento numero 1 su Faça reflexos em seus cabelos com pigmentos naturais

    Posted by:

    olá , pode ser qualquer chá preto ? Publicado Date —