O que é cistite de lua de mel?

Escrito por: -

O nome cistite de lua de mel pode não fazer muito sentido nos dias atuais já que as relações sexuais entre os casais acontecem bem antes da lua de mel propriamente dita, que hoje se resume em fazer uma viagem bacana após o casamento. Entretanto, durante essa “viagem” costumam acontecer mais relações sexuais entre os recém-casados e é nessa hora que a cistite de lua-de-mel aparece.

A cistite de lua de mel é a que se desenvolve como resultado de um trauma mecânico, como a relação sexual, quando a lubrificação é inadequada ou a mulher sente dor na penetração e/ou os músculos que circundam a vagina são contraídos. A cistite é uma inflamação da bexiga com sintomas na bexiga e na uretra com uma sensação que queima que persistentemente mesmo depois de urinar, às vezes ele também pode apresentar com sangramento chamado de hematúria.

No caso de a secura vaginal aumenta a probabilidade de contrair cistite em 4 vezes e em 7 vezes no caso de dor durante a relação sexual, isto porque a uretra está rodeada por uma rede densa de vasos sanguíneos, os quais ficam protegidos com a excitação. Se ela for insuficiente essa proteção não ocorre facilitando o aparecimento da cistite.

Se a mulher desconfiar que está com o problema o melhor a fazer é buscar o melhor tratamento para cistite de lua de mel com o médico.

Para evitar a cistite de lua de mel é bom focar na lubrificação vaginal durante a relação sexual e entender quais são os problemas que estão retardando a excitação com seu parceiro. Sempre urinar antes da relação sexual (e cada vez que você tem o desejo) para lavar o canal da urina, levando consigo algumas bactérias que possam estar no caminho. Beba muita água, pelo menos um litro e meio por dia, e coma muitas frutas e vegetais com fibras, porque a constipação é um dos fatores que favorecem a cistite. Evite calças apertadas e roupas íntimas que não são de algodão e jamais descuide da higiene pessoal. Outra dica para evitar ou combater a cistite é o suco de cranberry.

Foto: TMNews

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!