Receita: Como aproveitar a clara dos ovos?

Escrito por: -


Sabe aquelas receitas que só nos pedem a gema dos ovos? Estive pensando, o que faço com toda essa clara dispensada, jogo fora? Bucando auxílio net a fora, encontrei uma receita que pode nos ajudar a resolver essa questão.

Ovos Nevados! Tem baixo teor de gordura, são suaves e deliciosos e, podem ficar ainda menos gordurosos com leite desnatado. Vamos aos ingredientes da receita:

- 10 claras
- 10 colheres de sopa de açúcar;
- 100g de frutas cristalizadas;
- 1/2 litro de leite;
- 2 colheres de sobremesa de essência de baunilha ou de panetone;
- Damascos ou amendoim para enfeitar

Numa panela de arroz, pequena e funda, coloque o leite, 4 colheres de açúcar e a essência de panetone. Deixe ferver e abaixe o fogo.

Enquanto isso, bata as claras em neve até obter o ponto firme. Acrescente o açúcar, uma colher por vez, até ficar como a massa de suspiro, lisa e brilhosa. Despeje as frutas cristalizadas e misture bem.

ovoovosovos nevados

Com o auxílio de uma colher de sopa despeje uma porção de suspiro sobre o leite e deixe cozinhar por 30 segundos cada lado - vire com a ajuda de palito de churrasco ou pauzinho japonês.

Retire com uma escumadeira e coloque num refratário transparente.

passopassoultimo

Faça os primeiros em porções individuais e quando adquirir prática coloque até 3 porções. Durante o cozimento é nomal o suspiro inflar, portanto não coloque muitas porções ao mesmo tempo.

Mantenha sempre o leite em ponto de ferver, mas não de levantar a fervura, para isso controle sempre a intensidade do fogo.

Ao final o leite estará grosso, semelhante ao condensado, derrame o leite sobre o doce como se fosse uma calda e enfeite com o damasco.

Votar no artigo:
4.00 nos 5.00 baseado nos 1 votos.