Como cuidar bem das suas roupas

Escrito por: -


De nada adianta um guarda-roupas cheio se não tivermos alguns cuidados básicos com a conservação das peças. No tempo das nossas avós, as roupas eram lavadas à mão - um trabalho árduo, mas que desgastava muito menos os tecidos. Hoje em dia, falta tempo e sobra tecnologia na hora dessa tarefa doméstica.

Se você é daquelas que jogam todas as roupas dentro da máquina de uma vez só, está na hora de prestar mais atenção na hora da lavagem. Separar roupas claras de escuras é só o começo. Cada peça e cada tecido merece um cuidado especial. Listamos aqui algumas dicas para ajudar a manter suas roupas novas e bonitas por mais tempo.

1. Sabe aquela etiqueta com as instruções de lavagem? Que muitas vezes a gente acaba cortando pra não incomodar? Ela é o manual de instruções da peça. Antes de cortá-la, preste atenção no que está escrito. Ali estão dicas de temperatura ideal da água, centrifugação, secagem (sol ou sombra), entre outros detalhes.

2. Lavar as roupas brancas em separado é um cuidado básico. Mas preste atenção: algumas roupas brancas possuem estampas que, na lavagem, podem soltar tinta e manchar a peça toda.

3. Procure sempre separar as roupas íntimas na hora de lavar, elas são mais delicadas e exigem um ciclo mais leve na sua máquina. Finalmente você vai entender para que servem todos aqueles botões na lavadora…

4. Evite misturar peças de algodão ou tecidos leves com blusas de malha, fio ou mesmo toalhas. Se você mal tem tempo para lavá-las, imagine tirar os pelinhos misturados depois…

5. Cuidado com a secadora! Ela pode quebrar um galhão em dias de chuva, mas muitos tecidos (especialmente o algodão) encolhem mesmo. Prefira sempre a centrífuga e a sombra (quando São Pedro permitir sol).

6. A internet está cheia de receitas caseiras milagrosas para tirar todo tipo de mancha. Nós já demos as dicas aqui! Se uma peça querida manchou e você está com receio de tratá-la, escolha uma boa lavanderia para cuidar do problema.

7. Não é falta de higiene: tem roupa que não dá pra lavar a cada vez que você usa - jeans são um bom exemplo. A dica é clássica: deixe as roupas tomando um ar antes de guardá-las de volta no armário. Isso vai evitar a formação de fungos e manchas.

Foto: Flickr

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!  
 
  • nickname Commento numero 1 su Como cuidar bem das suas roupas

    Posted by:

    ooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiii bbbom diaaaaaaaaaaaaaaaaaa Publicado Date —