Dicas de como organizar uma festa infantil (aniversários, dia das crianças, ...) - Parte I

Escrito por: -

Em BrancoO Dia das Crianças está chegando e você pode querer, além de presentear os pimpolhos, fazer uma festinha e chamar seus amiguinhos, tornando o dia realmente inesquecível.

E se seu filho faz aniversário justamente no dia 12 de Outubro (ou 11, 13…) pode aliar as duas comemorações. A minha amiguinha Larissa, diz que em seu aniversário (12/10) quer ganhar 2 presentes, espertinha hein, Lalá.

Aliei minhas experiências particulares a algumas dicas da Oficina de Sonhos para mostrar como organizar uma festa infantil bem planejada, aliás o segredo para uma festa bem organizadinha é o planejamento, seja ela simples ou mais elaborada. Antes de mais nada, ter um ajudante na organização da festa é de grande valia, e que seja uma pessoa de confiança. Enumere uma listinha com os seguintes passos:

1. Plano da festa
2. Lista de convidados
3. Definição da data e horário tendo em conta os próximos factores
4. Definição do local da festa
5. Escolha o tema da festa
6. Alimentação
7. Brincadeiras
8. Roteiro da festa

1- Plano da Festa: Lembre-se que “Seu” filho é o dono da festa, deixe que ele escolha o tema que o fará feliz. Então, sente-se com ele e descubra que tipo de festa ele gostaria de ter. A partir daí, verifique se o seu orçamento comportam o desejo dele. Se a resposta for não, faça uma adaptação alguma ideia concretizável.

2- Lista dos convidados: Sempre considere a possibilidade dos irmãos, pais ou babás também virem, principalmente se forem crianças muito pequenas. Depois de a lista pronta considere que aproximadamente 15% das pessoas não comparecerão.

3-Data e horário:

- Fim de Semana - Normalmente têm um maior número de pessoas. No sábado e no período da tarde é sempre melhor, pois muitas pessoas trabalham pela manhã.

- Durante a Semana - É raro acontecer, e geralmente os pais dos amiguinhos não gostam muito, pois tem que haver uma grande mobilização por parte de toda a família, que a maioria trabalha.

- Na Escola- São as mais econômicas. Este tipo de festa é recomendado a partir dos 5 anos de idade.
Se a festa for em Buffet Infantil, geralmente o custo é menor que em outros horários, porém a duração da festa também é menor. A grande vantagem é que a organização e decoração não ficam por sua conta.

4- Local da Festa

- No bufeet infantil: o ideal é definir o local com pelo menos 3 meses de antecedência. Visite-o e observe o tamanho, a estrutura do local, e em local de fácil acesso aos convidados. Esse tipo de festa costuma ficar mais em conta se o evento for grandioso ou houver muitos convidados. Afinal, os buffets têm experiência em cálculos com o números de convidados e em como servi-los.

- Na escola: Você não precisará se preocupar com mapinhas para facilitar o deslocamento das crianças. Porém, geralmente, familiares ( lembre-se dos primos) e amigos de fora da escola não poderão participar.

- No salão de festas do apartamento: não esqueça de verificar a disponibilidade de data.

- Em casa: Lembre-se que além do trabalho – que pode ser muito prazeroso – em organizar tudo, há o dia seguinte, uma casa inteirinha para limpar, se alguém puder ajudar, melhor. Como vantagens de se realizar a festa têm-se, a de tornar o evento mais versátil e ficar com a sua cara, além de se a festa não for muito grande, o custo fica menor e há maior flexibilidade de horário.

- Em ambientes pequenos (muitos dos apartamentos e casas atuais): O serviço americano onde cada um se serve é a melhor opção. Assim, os lanchinhos e salgadinhos ficam acomodados em uma mesa ou espalhados por mesinhas e balcões de fácil acesso e ninguém fica se trombando para servir.

- Ao ar livre: Esta é sempre uma boa opção. Churrascos e piqueniques agradam bastante. O único inconveniente é uma possibilidade de chuva. Então, é bom estar preparada com toldos e reservar alguns locais cobertos.

Aguardem a segunda parte, com os itens 5 a 8.

Leia também: Já havíamos mostrado aqui algumas dicas úteis para se organizar uma festa e um piquenique dentro de casa que pode ser uma excelente opção para o dia das crianças, especialmente se estiver chovendo .

Foto: Flickr

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!  
 
  • nickname Commento numero 1 su Dicas de como organizar uma festa infantil (aniversários, dia das crianças, ...) - Parte I

    Posted by:

    mto boas as dicas... bjus! Publicado Date —