Dicas de como organizar uma festa infantil (aniversários, dia das crianças,...) - Parte II

Escrito por: -

Em Branco
…Continuando com nosso assunto Festas Infantis, hoje mostramos a segunda parte com os últimos itens (5,6,7,8) que estão listados no post anterior, o qual pode ser lido aqui, e que serão detalhados abaixo.

5- O tema da festa: Deve estar de acordo com a idade da criança. Verifique as várias possibilidades de personagens e decoração e deixe que seu filho decida.

6- Alimentação:

-Buffet: Defina o cardápio e juntamente com o Buffet, a quantidade; e deixe o restante por conta do contratado. Atente apenas, no momento da festa, se os convidados estão sendo bem servidos, já vi um caso em que uma mesa que ficava em um determinado cantinho era esquecida pelos garçons.

-Em casa:
Bolo e docinhos: Os destaques das festas devem ser bonitos e saborosos. Já fui a um casamento em que o bolo estava intragável, apesar de lindo. Nenhum dos que compartilhavam a mesa comigo conseguia comê-lo, parecia que tinha sal ao invés de açúcar. Os mini-bolos e os cup-cakes estão na moda, além de belos são práticos, cada um pega o seu. O bolo da foto, ajudei minha mãe fazer para o aniversário de um aninho de meu primo. Dá pra imaginar o trabalho que deu? Gelatinas coloridas são saudáveis e bonitas. Para não haver briga defina duas cores, normalmente rosa e azul. O brigadeiro, é claro, não pode faltar.

Salgados: Defina o que, e quanto, será servido de acordo com o horário de realização da festa. Já para a quantidade devem ser levados em conta os convidados não previstos, embora muitos dos previstos não comparecem, levando a um equilíbrio no número de pessoas.

Festa no horário do almoço ou jantar:
Há duas opções:

1 - Uma refeição - churrasco ou uma massa são os mais usuais e práticos -, com duas opções de molho, saladas e salgadinhos (em menor quantidade) para o restante da festa. O churrasco é ainda mais prático e excelente opção para a hora do almoço. Pode-se substituir o arroz por apenas pães e saladas o que facilita o ato de servir. Contratar serviços de crepe é interessante, porém o preço pode não compensar.

2 - Salgados e lanches (mini-hamburgueres e cachorros-quentes acompanhados de batatas fritas são muito bem vindos em festas infantis e as crianças não ficam sem comer). Nesse horário sirva em quantidades maiores.

Festa à tarde:
Ofereça salgadinhos variados, com opções de fritos e assados, muitas pessoas não gostam ou não podem comer frituras. Os lanches são muito bem vindos, como os citados acima. Em festinhas menos formais, como em comemoração ao dia das Crianças ou aniversários familiares o sanduíche de carne – a popular carne louca - é sempre muito apreciada, assim como saquinhos de pipoca.

Como calcular as quantidades:

Crianças: 4 salgados, 2 doces, 4 copos pequenos de refrigerante
Adultos: 8 salgados, 3 doces, 5 copos pequenos de refrigerante

Festa em horário de refeição:
Crianças: 1 prato de massa ou outro, 3 salgados, 2 doces , 4 copos pequenos de refrigerante
Adultos: 1,5 pratos de massa ou outro, 4 salgados, 3 doces, 5 copos pequenos de refrigerante

Bolo: 150 a 200g por pessoa.

7- Animação: Deve ser de acordo com a idade da maioria dos convidados. Um ambiente com música é sempre muito importante. As opções de contratação são muitas; palhaços, mágicos (divertem qualquer idade), personagens com o tema da festa, piscina de bolinha, pula-pula, karaokê, pintura de rostos, teatrinho de marionetes…

8 – Roteiro da festa: Geralmente as festas infantis duram em torno de 3 a 5 horas. Se houver muita criança pequena, elas se cansam e muitas acabam adormecendo. Se possível, organize um local para chamá-lo de berçário e/ou fraldário.

A alimentação deve estar disponível, desde o início da festa, já para os primeiros convidados (geralmente as pessoas chegam com fome e ávidas para experimentar os quitutes). Ela só deve ser interrompida durante os parabéns e reiniciada após o mesmo, embora em menor quantidade, logicamente se a festa for feita em casa. Em buffets não costuma ser assim.

Comece com as brincadeiras mais comuns e pula-pula ou piscina de bolinhas, palhaços e personagens contratados devem se apresentar no ápice da festa, quando todos os convidados já estiveram presentes. A presença de monitores é importante, lembre-se que crianças (pequenas ou não muito) podem se machucar.

Os parabéns são sem dúvida o ponto alto, cuide para que os docinhos permaneçam intactos até essa hora, sempre tem um engraçadinho que adora roubar brigadeiros – que atire a primeira pedra que nunca fez isso -, eu faço às vezes, mas não conta pra ninguém, ta? Após esta etapa, os convidados começam a ir embora, então não esqueça de distribuir as lembrancinhas (muita gente esquece devido ao cansaço) e não deixe de agradecer a presença.

Fonte: Oficina de Sonhos
Foto: Arquivo Pessoal/Renata Fraia

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!  
 
  • nickname Commento numero 1 su Dicas de como organizar uma festa infantil (aniversários, dia das crianças,...) - Parte II

    Posted by:

    adorei as dicas Publicado Date —