Um suco que acelera e mantém o bronzeado por mais tempo

Escrito por: -

Em BrancoÉ muito bom voltar da praia e, ao olhar no espelho, puxando a alça do biquíni de lado notar como nos bronzeamos. Dá uma sensação muito boa não é mesmo? Fizemos nosso papel e o Sol o dele. Só que no dia seguinte já pensamos… Tomara que o bronzeado dure.

Para que isso aconteça, devemos cuidar primeiramente da alimentação anterior à exposição ao sol. Preparei uma receita de um suco que promete acelerar o bronzeado antes de sair ao sol e mantê-lo após conquistar aquela cor tão invejada.

Em que me baseei para essa fórmula quase farmacêutica? Um dos elementos principais da alimentação é o aminoácido tirosina, que no organismo participa da síntese da melanina. Veja a explicação detalhada do processo aqui. A melanina por sua vez, é quem promove o tom acastanhado do bronze sobre a pele.

Já o beta-caroteno, aquela substância que dá cor alaranjada a cenouras, abóboras, beterabas e outras leguminosas, quando convertido em nosso organismo em vitamina A, estimula o processo de síntese de melanina. A maioria das pessoas já sabe, mas vale lembrar que a melanina além de conferir o tom bronzeado, ainda protege contra os efeitos nocivos dos raios ultra-violeta.

Na composição do suco entra a maçã verde que é tida como um filtro solar natural, e as substâncias que fazem essa maravilha são os flavonóides, mas atenção: Ela não substitui o filtro em creme que aplicamos na pele, é apenas um complemento.

Além da vitamina A, as vitaminas C e E também são muito importantes na função de manter a pele dourada, por serem antioxidantes, e por terem algumas particularidades em cada uma delas.

A vitamina C participa da formação de novo tecido cutâneo e na formação de colágeno e auxilia na cicatrização de queimaduras. A vitamina E protege a pele dos danos causados pelo excesso de sol. A primeira é encontrada em frutas cítricas e em outras frutas - como a goiaba que tem mais vitamina C que a laranja - e a segunda em nozes, castanhas e em vegetais de folhas verdes escuras.

Outro nutriente importante que reforça a ação da vitamina E é o mineral selênio que está presente em nozes e castanhas. O aminoácido tirosina, por sua vez, e já citado acima, é encontrado em carnes, ovos, leite e iogurte.

Vamos ao suco (ou vitamina) propriamente dito? Para medir as quantidades escolha frutas e legumes pequenos. A castanha pode ser substituída por qualquer tipo de nozes e as folhas verdes são opcionais, já que a vitamina E já se encontra na castanha. É só bater tudo no liquidificador, adoçar a gosto e beber.

Suco “Bronzeador”

- 150 ml de leite desnatado
- 1 pote de iogurte desnatado
- 1 castanha-do-pará (ou nozes)
- 1 maçã verde
- 1/2 goiaba vermelha
- 1/2 cenoura
- 1/3 de beterraba
- 1/3 de folha de couve rasgada (opcional)

Dica: Nos dias em que você não tiver todos esses ingredientes em casa (ou não encontrá-los) faça um suco mais simples que também dá bons resultados. Ou ainda intercale ambos dia sim, dia não pelo menos uma semana antes de sair ao sol. Mas se puder beber o suco que acabei de ensinar todos os dias, o resultado será mais satisfatório. Você pode beber atá 2 copos por dia e continue bebendo após alcançar a cor desejada.

Foto: Flickr

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!