O que são pintas e quais podem ser perigosas

Escrito por: -

PintasSe seu corpo é coberto de pintas e se você quer saber o que são pintas e se podem ou não ser perigosas, vamos ‘falar’ tudo a respeito dessas manchas que aparecem por toda a pele do corpo.

As pintas são muito comuns e podem apresentar tamanhos, cores e formatos diversos. Podem surgir em qualquer parte do corpo e seu aparecimento é mais comum até os 20 anos. Seu número pode ser aumentado por fatores como a exposição ao sol, o uso de anticoncepcionais e na gravidez.

Geralmente as pintas não representam perigo algum. Apenas alguns tipos de pintas podem ser perigosas afetando sua saúde e apresentando um risco maior de câncer de pele. As pintas que devemos observar são, sobretudo, as grandes de bordas e formatos irregulares, além de cores diferentes no interior. Normalmente as pintas de formato arredondado e de uma só cor não são perigosas.

Então, se você notar que suas pintas apresentam irregularidades, não hesite em procurar um dermatologista, que fará uma análise profunda de suas manchinhas, decidindo se elas deverão ser removidas. A remoção de pintas é um procedimento bastante simples e realizado na própria clínica.

Veja na imagem abaixo algumas imagens características de melanoma, que se você tiver alguma semelhante, merece uma verificação com mais atenção.

Melanoma: manchas críticas

Fotos: Flickr e Saúde com Ciência.

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!