Correr na praia acelera a queima de calorias

Escrito por: -


Vamos combinar que no verão a disposição para fazer exercícios físicos aumenta, seja pela necessidade de colocar o corpo em dia ou pelo clima - afinal, encarar uma academia bem cedinho no inverno é tarefa para poucas.

Os exercícios ao ar livre ganham mais adeptas no calor. Entre eles, corridas e caminhadas na praia. Quer lugar melhor pra exercitar o corpo? De frente pro mar, sentindo a brisa, muita gente acaba optando pela areia da praia pra gastar um pouco de energia.

O terreno arenoso, muitas vezes em declive, é positivo em vários aspectos: fortalece a musculatura das pernas e ajuda a estabilizar as articulações inferiores. O fisioterapeuta Ricardo Rocha, profissional do Centro Ortopédico e de Reabilitação do Esporte do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, explica:

“Como a praia é uma superfície irregular, macia e pesada — no caso da areia fofa —, há um aumento do estímulo proprioceptivo, que gera maior controle muscular e estabilidade das articulações do quadril, joelho e pé”.

E é por essa mesma razão que exercícios na beirinha da praia precisam de um maior preparo físico. O impacto com a areia fofa, somado ao esforço para se movimentar no solo arenoso, exige mais da lombar e das articulações. As chances de sofrer uma lesão são enormes, além da possibilidade de torcer o pé, que não está com a musculatura preparada para um piso irregular.

Portanto, se você pretende iniciar uma atividade destas, comece apenas caminhando na areia e fortalecendo a musculatura numa academia mesmo. E não desanime: depois de liberada para correr na praia, além da paisagem, os benefícios para o corpo são inúmeros, como conta o ortopedista Ricardo Cury, diretor do Comitê de Cirurgia do Joelho da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

“Exercícios na areia fofa queimam mais calorias porque o gasto energético para realizar os movimentos é maior”, afirma Cury. Estudos comprovam que a corrida na areia chega a queimar 60% mais calorias por milha (que equivale a 1,6 km) que a mesma distância realizada no asfalto. Ou seja: a areia emagrece mais.”

Via: Revista Saúde!
Foto: O2 por Minuto

Votar no artigo:
4.00 nos 5.00 baseado nos 1 votos.