O modelo certo de cadeirinha para carro em cada idade da criança

Escrito por: -

Em brancoA partir de junho será obrigatório. A cadeirinha de bebê não vai poder ficar de fora do seu carro. Saiba qual o modelo certo para cada fase da vida do seu pimpolho. Sabia que, sobretudo em recém nascidos, um simples desacelerar do automóvel pode causar danos sérios na coluna.

Antes, um lembrete: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que crianças de até 10 anos devem ser transportadas nos bancos traseiros e usar, individualmente, cinto de segurança. As crianças apenas podem ir na frente, em veículos como picapes e nos em que o espaço no banco detrás é reduzido.

Os modelos certos de cadeirinha…
Antes de mais nada, os filhos devem ser afixadas, preferentemente, na região do banco traseiro a depender do modelo do carro, sempre onde for melhor sua fixação.

- Conchinha (bebê conforto): Use do nascimento até o bebê pesar, aproximadamente, 8kg a 13kg, ou 1 ano. Elas têm acessórios que protegem e firmam o pescoço da criança.

- Cadeirinha fixa: deve começar a ser utilizada no momento em que a criança estiver sustentando o pescoço e a cabeça, e continuar até os 4 anos de idade (mais ou menos 18 kg). A cadeirinha deve ser colocada virada para o encosto do carro, no centro do banco traseiro.

- Booster (assentos)
: Acessório para crianças com mais de 18 kg e até 36 kg, menores de 1,45 m. Nessa idade, as crianças não têm altura suficiente para usar o cinto de segurança do carro.

Importante: Restando dúvidas não hesite em perguntar como fazer e leia atentamente as instruções do manual, para instalar a cadeirinha ou assento corretamente.

Ônibus e veículos de transporte escolar ainda não têm essa obrigatoriedade, mas estuda-se uma forma de tornar o acessório obrigatório também nesses veículos.

Fontes: Bom Dia Brasil/Globo e Orientações Médicas
Foto: Flickr

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!