Farinha de berinjela emagrece e traz outros benefícios

Escrito por: -


Emagrecer, emagrecer e emagrecer. É isso que a maioria das Marias estão sempre em busca. As que triunfam querem manter, manter e manter. Está certo que muitas assumem uma silhueta gordinha e estão felizes assim, mas mesmo para elas é importante estipular um limite saudável para não passar de gordinha a obesa, o que traz inúmeros riscos à saúde.

Que bom que vez ou outra surge um produto natural capaz de ajudar nessa luta contra o excesso de peso. Segundo um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a farinha de berinjela é um importante suplemento para a redução de alguns fatores de risco cardiovasculares entre elas a diminuição da gordura corporal, além de auxiliar no emagrecimento.

Participaram do estudo 14 mulheres entre 30 e 45 anos, que foram divididas em 2 grupos, todas apresentando obesidade, adiposidade central, excesso de gordura corporal e alterações na pressão arterial sistêmica.

Grupo A
As mulheres deste grupo foram submetidas, durante 60 dias, a uma dieta hipocalórica (de baixa caloria) com a suplementação de 14g de farinha de berinjela por dia.

Grupo B
Este grupo foi submetido a mesma dieta, durante 60 dias, porém, sem a suplementação com a farinha.

Segundo Glorimar Rosa, coordenadora do departamento de Nutrição da UFRJ e responsável pelo estudo:

“o grupo A apresentou uma redução significativa da circunferência da cintura das voluntárias e o emagrecimento de seis quilos (média), reduzindo o risco de doenças metabólicas como diabetes tipo 2, além da diminuição da concentração sérica de ácido úrico, fatos que não ocorreram no segundo grupo.”

“Além de ajudar no emagrecimento, a farinha de berinjela é um suplemento importante para a redução dos fatores de risco cardiovasculares. Portanto, logo que tenhamos a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, daremos início a pesquisa propriamente dita, empregando suplementação por um período de tempo maior em um número maior de participantes, para obtermos resultados mais promissores”, disse Glorimar.

A propriedade principal da farinha de berinjela é reduzir os níveis de colesterol LDL do sangue e os níveis de glicose. Também possui leve ação diurética, melhora o funcionamento intestinal (devido às fibras), auxilia no tratamento de artrite e reumatismo e diminui os níveis de triglicerídeos do sangue.

Como usar a farinha de berinjela na alimentação:
1 - Salpicada sobre o macarrão com queijo parmesão
2 - Em vitamina ou suco de laranja
3 - Na salada
4 - Adicionada às sopas
5 - Em patês de atum ou sardinha

Quanto usar:
Uma colher de sopa da farinha já produz os benefícios esperados. Não exagere no consumo para não ’soltar’ o intestino.

Você encontra a farinha de berinjela à venda no mercado, mas se quiser preparar você mesmo, aí vai a receita:
-1kg de berinjelas com casca cortadas em fatias
-Arrume as fatias numa forma.
-Leve ao forno a uma temperatura de 200ºC durante 2h 15min, ou até a berinjela ficar crocante e ressecada.
-Triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador, até virar pó.

O produto final terá a mesma aparência da farinha de mandioca. O rendimento é de 100g de farinha de berinjela, e deve ser guardada em local arejado e ao abrigo da luz (a geladeira é um bom lugar), e a duração é de aproximadamente um ano. Veja algumas receitas com a farinha aqui.

Como vimos acima, o estudo está apenas no início, faltam mais dados conclusivos com relação a todos os benefícios propiciados pela farinha e quanto à quantidade exata a ser consumida, mas os resultados obtidos até agora são promissores, não é mesmo, Marias?

Fonte: Saúde com Ciência
Foto: Flickr

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!