Casca de jabuticaba tem muitos benefícios para a saúde, diz pesquisa

Escrito por: -

Casca de jabuticaba tem inúmeros benefícios para a saúde

A jabuticaba é uma frutinha deliciosa, que a gente costuma saborear do pé mesmo, como as crianças adoram. Realmente, esta pequena fruta tipicamente brasileira tem gostinho de infância e de programas infantis como o Sítio do Pica Pau Amarelo. A jabuticaba está ligada a muitas lembranças de férias no sítio ou na casa da avó e agora você tem novos e importantes motivos para continuar a degustá-la.

 

Uma pesquisa da Universidade de Campinas, no interior de São Paulo, mostrou que a jabuticaba tem inúmeros benefícios à saúde. Segundo o estudo, as substâncias mais benéficas estão na casca da fruta, responsável pela prevenção do envelhecimento, de dois tipos de câncer e da diabetes tipo 2.

 

A casca da jabuticaba é rica em compostos fenólicos, como os taninos, substância responsável pela cor escura da casca. Eles não apenas atuam como anti-oxidantes, retardando o envelhecimento das células, como também têm vários outros benefícios.

 

A casca de jabuticaba também tem outras substâncias bem conhecidas, como a Vitamina C e vitaminas do Complexo B. Além disso, têm alto teor de fibras, que aumentam a sensação de saciedade e ajudam o intestino a funcionar melhor. Também ajudam nas dietas para perder peso.

Os pesquisadores de Campinas transformaram a casca da fruta em pó e usaram este pó em diferentes fases da pesquisa. A casca da fruta reduziu em 50% o crescimento de células de leucemia e de câncer de próstata nas amostras do estudo.

 

A pesquisa também revelou que o consumo diário pode reduzir em 10% o nível de glicemia e colesterol do sangue, o que ajuda a prevenir a diabetes tipo 2, entre muitas outras doenças. Os resultados também chamaram a atenção de pesquisadores internacionais, e foi publicada em duas importantes revistas do exterior.

 

Se você ficou com vontade de acrescentar a pequena fruta na sua dieta, a pesquisa afirma que apenas dez unidades por dia de jabuticaba com casca já nos traz inúmeros benefícios. Mas um alerta importante é saber que não basta apenas comer jabuticaba. O melhor é investir também em um estilo de vida saudável, com exercícios físicos e uma dieta balanceada.

 

Como se pode ver, cuidar da saúde pode custar bem pouco. Afinal, jabuticabas crescem em quase todas as regiões do Brasil e é uma árvore bem fácil de cultivar. Por isso, as safras são fartas e a frutinha é vendida a preços bem econômicos em mercados e supermercados do país.

Foto: mauroguanandi

Votar no artigo:
3.89 nos 5.00 baseado nos 9 votos.  
 
Atualizar
  • nickname Commento numero 1 su Casca de jabuticaba tem muitos benefícios para a saúde, diz pesquisa

    Posted by:

    eu queria saber das para que serve a jabuticaba. Publicado Date —

  • nickname Commento numero 2 su Casca de jabuticaba tem muitos benefícios para a saúde, diz pesquisa

    Posted by:

    gostaria de saber como transformar a casca em pó e como usá-la. Publicado Date —