As principais fontes de vitamina B9 - Ácido fólico

Escrito por: -

As principais fontes de vitamina B9 - Ácido fólico

Durante a gravidez muitas são as vitaminas importantes para a gestante e principalmente para o seu bebê que se desenvolve a partir dos nutrientes que ela transmite a ele. Mas a vitamina mais importante de todas, imprescindível, na verdade é o ácido fólico também conhecido como vitamina B9.
 
Essa vitamina ajuda na formação do tubo neural do feto, o qual é constituído pelos segmentos do organismo que originam o eixo central do sistema nervoso, na cabeça e coluna vertebral da criança que está se formando. Assim, o desenvolvimento adequado desta estrutura é fundamental para que o sistema nervoso seja formado completamente.
 
As principais fontes de vitamina B9 - Ácido fólico vêm mesmo da alimentação. Confira, na listinha abaixo, aonde encontrar esse nutriente, mas é importante frisar que a maioria dos médicos prescreve comprimidos com vitamina B9 e você não deve substituir o medicamento pelos alimentos abaixo, apenas procure unir ambos. A dica também vale para quem deseja engravidar já começar a incluir tais alimentos na alimentação. Confira!

As principais fontes de vitamina B9 - Ácido fólico:
 

- feijão (sempre presente à mesa do brasileiro)
- gema de ovo (todo mundo tem na geladeira)
- fígado
- vegetais de folhas verdes escuras
- broto de feijão (moyashi)
- cogumelos
- grãos integrais
- ervilhas
- banana
 
Além de importante durante a gravidez o ácido fólico pode prevenir o câncer de mama (hum, interessa a todas nós, mulheres) e o Mal de Alheimer.

Fonte: Saúde com Ciência;
Foto: Getty Images

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!