Gravidez após os 40 anos: riscos e vantagens

Escrito por: -

Esta semana, a atriz norte-americana Halle Berry teve uma discussão com um paparazzi que tirou sua foto e da sua família durante um desembarque no aeroporto. A atriz de 46 anos está grávida de três meses do seu segundo filho, de seu noivo Olivier Martinez, de 47 anos. Halle já é mãe da menina Nahla, de 5 anos, de seu relacionamento com o modelo Gabriel Aubrey.

 

Está cada vez mais comum vermos mulheres que decidem engravidar após os 40 anos, idade considerada de risco até bem pouco tempo para uma gravidez. As mudanças sociais, sobretudo em relação ao papel da mulher no mercado de trabalho, faz com adiemos cada vez mais o sonho de ser mãe, o que faz com que a gravidez seja deixada para quando a estabilidade financeira já está conquistada, o que geralmente acontece após os 30 anos, pelo menos.

 

Especialistas concordam que a melhor idade para engravidar - pois oferece menos riscos à mãe e ao bebê - é por volta dos 20 anos. Mas é também por volta dos 20 anos que estamos geralmente na faculdade, nos formamos e começamos a carreira. Nesta fase, muitas mulheres nem querem compromisso com um casamento nem com a maternidade.

 

Entretanto, passada a fase mais complicada da vida, em que temos que provar ao mundo “ao que viemos”, sempre fica o sonho de ser mãe, um dos maiores desejos de toda mulher. O que fazer?

A maioria das mulheres está deixando para ter filhos por volta dos 32 anos, mas também cresce o número de mulheres que, assim como Halle, engravidam após os 40 anos, e conseguem ter uma gravidez super tranquila.

 

Existem alguns riscos associados à chamada “gravidez tardia”, como maior propensão ao bebê apresentar síndromes, como a síndrome de Down, e a mamãe desenvolver diabetes e pressão alta, entre outras condições de risco. Por isso, o pré-natal de mulheres grávidas depois dos 40 anos é diferente, com maior frequência de consultas médicas e com exames específicos para esta faixa etária.

 

Cuidar da saúde, ter uma alimentação adequada e uma boa qualidade de vida também contribuem para sua gravidez ser muito tranquila. E o melhor: você vai estar mais madura e com mais tempo livre para curtir sua gravidez e seu filhote.

 

Muitas mulheres afirmam que só se sentiram prontas para engravidar após os 40, quando encontraram o companheiro certo para suas vidas e se sentiam consolidadas financeiramente. Assim fica mais fácil aproveitar este momento mágico da vida de qualquer mulher. Ser mãe após os 40 tem seus riscos, mas também tem muitas vantagens.

Foto: Kevin Winter/Getty Images

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!