Conheça os benefícios da argila para a saúde

Escrito por: -

Benefícios da argila para a saúde

 

A argila é usada há milênios como fonte de cura e desintoxicação do organismo. Ela tem uma natureza purificadora e é usada instintivamente até pelos animais como uma maneira de limpar o organismo de substâncias indesejadas. Mas não é qualquer argila que pode ser usadar para melhorar a saúde.

 

As argilas terapêuticas são extraídas das camadas mais profundas de terra, o que as torna livres de toxinas e sujeira. A forma de extração desta argila também é especial, por isso, recomenda-se que você não tente em casa, a não ser sob a orientação de um especialista.

 

A argila é muito usada também para ajudar na cicatrização de ferimentos, pois ela limpa a ferida de todo tecido morto, também chamado de “necrosado”, deixando o caminho limpo para as novas células crescerem para cicatrizar a ferida.

 

A argila é tão importante para a saúde humana, que é um conceito antigo a ideia de que nossos corpos são “feitos de argila”. Claro que se trata de uma metáfora, muito comum no universo religioso, mas dá uma ideia de como a argila é uma substância que faz bem à constituição da vida.

 

 

Sabonetes esfoliantes feitos com argila brasileira

 

Você pode usar argila em seus rituais de beleza de muitas formas. Eu tenho sabonetes esfoliantes feitos com argila brasileira. São três tipos: um feito de argila vermelha (que já foi “consumido”), outro de argila amarela e outro de argila preta. Eles são deliciosos, purificam a pele e os grãos de argila têm efeito esfoliante.

 

Existem também “banhos de argila” na natureza, verdadeiras piscinas naturais feitas de lama natural e terapêutica, que ficam geralmente próximas a praias. Perfeitas para quem gosta de se cuidar de maneira natural e ainda se divertir na maior lambança.

 

Argila para máscaras para a pele da marca Sal da Terra

 

Outra maneira de usar a argila é comprando um saquinho de argila para pele, que podem ser misturadas com um pouco de água para fazer sua própria “máscara de lama terapêutica”. Você pode colocá-la sobre a pele do rosto, pescoço e colo e esperar cerca de 15 minutos. A argila endurece e repuxa, limpando a pele e deixando-a bem macia. Um saquinho só dura uma eternidade. Aí vai a foto desta blogueira com sua laminha terapêutica na cara:

 

Máscara de argila para o rosto: purificante

 

Só um aviso de que fica pior depois que seca, hein?

 

Para finalizar, uma dica que definitivamente não deve ser tentada em casa: algumas pessoas bebem argila, mas se trata de uma argila especialíssima, produzida para fins medicinais, que você só encontra em empresas terapêuticas. Quando ingerida com água, ela “gruda” com toxinas dentro do corpo e é eliminada junto com o cocô, purificando o organismo.

 

Mas lembramos que é preciso encontrar a argila adequada para consumo humano. Mais informações aqui.

 

Foto: SunClayTherapy

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!