Conheça as causas das manchas escuras na pele

Escrito por: -

OnçaA maioria das manchas escuras na pele, inclusive as pequenas sardas são devidas a uma acumulação excessiva de melanina, um pigmento da pele normalmente presentes na epiderme e que nos confere o tom bronzeado tão desejado pela maioria das mulheres. Mas o que causa esse acúmulo?

A principal causa do acúmulo de melanina é o excesso à exposição à luz solar sem filtro solar. Outros fatores que podem contribuir são: alterações hormonais, caso em que as manchas ocorrem principalmente em determinados períodos da vida, tais como a gravidez, menarca, etc.

Outro fator é o uso de certos medicamentos e cosméticos, especialmente os anti-histamínicos e antibióticos como a tetraciclina, o efeito é reforçado após a exposição ao sol. Mais um fator é a exposição a luz do computador e luzes fluorescentes.

Felizmente, já existem inúmeros tratamentos para tais manchas, há alguns caseiros (que só devem ser usados em manchas pequenas e superficiais) e prescritos pelo médico, como medicamentos e tratamentos estéticos específicos..

Resumindo… Contribuem para o aparecimento de manchas escuras na pele
- exposição solar excessiva e sem proteção
- fatores hormonais
- certos medicamentos
- exposição à luz do computador e luz fluorescente
- predisposição genética, como a presença de sardas

Fonte: SaúdecomCiência
Foto: Flickr

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!