Existe amizade entre homem e mulher?

Escrito por: -

Amizade entre homens e mulheres
 
Essa é a verdadeira “pergunta de um milhão de dólares” que ronda as pessoas nessa vida afora. Quem nunca teve um amigo ou amiga que, em certo ponto da amizade, houve uma confusão de sentimentos? É muito comum esse tipo de coisa acontecer, e é daí que vem a dúvida se existe mesmo amizade entre homens e mulheres.
 
Homens e mulheres podem ser somente amigos? A resposta para essa pergunta é: Sim. Mas esse tipo de amizade não é muito comum! Eventualmente vai surgir ao longo da vida aquele amigo, heterossexual, que é unicamente um amigo, sem atração física, envolvimento amoroso ou desejo de qualquer natureza. Mas muitos outros amigos no meio do caminho vão sentir alguma forma de atração um pelo outro.
 
Seres humanos são criaturas emocionais, e emoções são imprevisíveis. Uma amizade é fundamentada na cumplicidade e no conhecimento profundo um do outro. Quando as barreiras da vergonha e da privacidade vêm a baixo, e a amizade permanece mesmo diante da verdadeira face, é muito difícil não haver um envolvimento amoroso.
 
Pense na sua própria vida, já houve um amigo pelo qual você sentiu interesse, ou até que se aproximou para aumentar a chance de envolvimento. Isso acontece, é natural do ser humano buscar essa proximidade, mas é difícil admitir a triste realidade dessas amizades entre sexos diferentes.
 

O departamento de Psicologia da Universidade de Wisconsin-Eau Claire pesquisou cerca de 160 pessoas (duplas com um homem e uma mulher), que eram amigos há pelo menos dois anos, e fez perguntas sobre o que um sentia pelo outro. O estudo, secreto e anônimo, revelou que a visão de amizade é diferente para homens e mulheres, mas que a atração está envolvida em boa parte desses relacionamentos.
 
Para as mulheres, a chance de haver uma amizade sem nenhum tipo de atração, desejo ou sentimento amoroso é maior. Já os homens, grande parte acredita que “amizade” com mulheres só existe da boca para fora, e no fundo há sempre um interesse na amiga.
 
Mulheres que sentiam alguma atração pelo amigo indicaram redução de interesse quando o outro estava envolvido com alguém ou em um relacionamento sério. Os homens, por outro lado, não mudaram o comportamento diante da existência de um parceiro com a amiga.
 
É difícil acreditar em amizade desinteressada quando o que mais se busca é um companheiro amorosa que seja seu melhor amigo. Mas isso não significa que amizades entre homens e mulheres não devem existir, que elas sempre tem segundas intenções, ou ainda que uma amizade não renda algo de bom em termos de envolvimento.
 
Como a situação é difícil de prever, a dica é sempre manter os amigos por perto e ter cuidado para não se machucar caso apareçam sentimentos.
 
Fonte: Veja
Imagem: Getty Images

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!