Como curar o umbigo do bebê?

Escrito por: -

Como curar o umbigo do recém-nascido?

 

As mamães, sobretudo as de primeira viagem, sempre ficam muito preocupadas em relação a como cuidar do umbigo do recém-nascido, e de como secar o coto umbilical, o resquício do cordão que ligava o bebê à placenta durante toda a gestação.

 

Durante os nove meses em que seu filhote esteve dentro de sua barriga, o cordão umbilical foi a passagem pela qual nutrientes e oxigênio necessários à sua sobrevivência e desenvolvimento passassem da mãe para o filho.

 

Na hora do nascimento, carta-se o cordão (não dói) e resta um coto de dois a três centímetros, aproximadamente. O médico então ensina a mãe como cuidar do coto, para evitar que infeccione.

 

O coto vai ficar preto, secar e cair entre 10 e 21 dias após o nascimento, mas pode demorar um pouco mais, sem que isto constitua um problema. Se demorar demais ou se você notar algum excesso de secreção mal-cheirosa, procure o médico.

 

 

É normal um pouco de pus e até de sangue ser liberado durante a secagem do umbigo, e mesmo após o coto cair geralmente fica no lugar uma pequena ferida, que cicatriza entre uma semana e 10 dias.

 

E como cuidar do umbigo?

Para evitar que o coto ou o umbigo inflame, a recomendação é lavar bem as mãos antes do banho e de outros cuidados com o bebê recém-nascido, manter suas roupinhas e fraldas bem limpas e nunca puxar ou cobrir o coto com uma faixa, abafando-o.

 

Recomenda-se usar um cotonete para aplicar álcool a 70%, que ajuda a manter o coto livre de infecções e ainda acelera a secagem. Antes de aplicar o álcool, certifique-se de estar usando um cotonete limpo, e de ter secado bem o umbiguinho.

 

Pode acontecer também de o coto ficar sujo de coco ou xixi, o que é natural, já que o recém-nascido precisa de várias trocas de fraldas durante o dia e a noite. Lave bem com um sabonete neutro apropriado para a delicada pele do bebê, e volte a passar o álcool. Deixe secar antes de colocar a fralda e vestir a criança.

 

O coto um umbilical pode apresentar um leve sangramento e também secretar pus. Apenas se você notar essas secreções em excesso, assim como se o beber tiver febre, enjoos, ou apresentar dormência é que você deve consultar um médico para que ele possa analisar o umbigo e investigar se existem problemas a serem tratados com medicamentos e outros métodos.

 

Foto: Veejay Villafranca/Getty Images

 

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!