Bebês da Finlândia dormem em caixas de papelão

Escrito por: -

Bebês na Finlândia dormem em caixas de papelão. Foto: Mila Kontkanen/Reprodução/BBC/Folha

Na Finlândia, país europeu colado com a Suécia, os bebês dormem em caixas de papelão. As caixas fazem parte de um kit do governo doado há pelo menos 75 anos a todas as mães do país. De lá pra cá, absolutamente todos bebês podem tirar o primeiro sono da vida dentro de uma caixinha forrada com pano branco e decorada nas laterais com bichinhos.

 

A tradição que começou na década de 30, ganhou popularidade e foi a responsável por premiar o país com uma das taxas mais baixas de mortalidade infantil. Fora isso, a ideia do governo era oferecer o comecinho da vida parecido a todas as crianças, independente da classe econômica dos pais.

 

No kit, a caixa é quem acomoda os macacões, um saco de dormir, roupinhas de cama e de inverno, sabonetes e outros produtos para a higiene do bebê, além de fraldas e um colchão, que serve de cama para o recém-nascido.

A Finlândia oferece ajuda financeira de cerca de 390 quando elas saem da maternidade como alternativa para a caixa. Mas 95% descartam o dinheiro e ficam mesmo com a caixinha, que pelo visto vale muito mais, principalmente para o bebê.

 

A caixa foi incluída como plano de maternidade porque até a década de 30, os bebês dormiam sempre com os pais. O kit chegou, então, para que os responsáveis pudessem dormir separados deles. Outro objetivo para este sistema é que as mulheres pudessem amamentar mais.

 

Fonte: Uol

 

 

 

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!