O que é mais saudável: óleo vegetal ou azeite?

Escrito por: -

Você certamente já ouviu falar muita coisa sobre o uso do óleo na cozinha. Com a busca pelo estilo de vida mais saudável, é muito comum substituir o óleo vegetal pelo azeite e outras variações de óleo, como o de canola. Mas até que ponto isso está certo?

Vamos lá: o óleo vegetal, que é óleo “comum” para cozinhar, não é um grande vilão da culinária, ao contrário do que muita gente pensa. Ele é rico em fontes de gorduras essenciais em nossa alimentação - ômega 3 e ômega 6. O que dá errado é o excesso – e isso vale pra qualquer outro ingrediente da nossa mesa. Já o azeite de oliva, um dos principais substitutos do óleo vegetal na cozinha, também tem propriedades nutricionais reconhecidas. O azeite virgem por exemplo, possui vitamina E e beta caroteno, e não tem gordura saturada (a famosa “gordura ruim”).

No entanto, é bom saber que o que faz diferença na cozinha não é o óleo que você usa e sim a temperatura em que ele é usado. O óleo vegetal e o azeite podem ser usados na hora de cozinhar sem perda de valor nutricional – mas quando você esquenta demais, fazendo frituras por exemplo, é que eles se tornam ruins para a saúde, porque perdem a gordura boa e se tornam puro óleo. Por via das dúvidas, é sempre bom ter as duas opções em casa e usar alternadamente – é a garantia de uma dieta equilibrada. E evitar frituras, claro. Elas aumentam o colesterol e os quilinhos na balança também.

fonte: Bonde
foto: Coisas Interessantes

Votar no artigo:
4.00 nos 5.00 baseado nos 1 votos.