Você gosta de café? Se a resposta for sim, temos uma boa notícia. Uma pesquisa recente mostra que beber mais do que uma xícara de café por dia reduz em até 25% o risco de derrame cerebral (AVC). O estudo foi publicado recentemente na revista Stroke.
Já, quem não toma café ou o faz com menos frequência tem um risco maior de sofrer derrame, segundo o estudo, que acompanhou 35 mil mulheres por dez anos. Os pesquisadores dizem que o café tem efeito antioxidante, diminui inflamações e reduz a resistência à insulina.
Mas lembrem-se Marias, uma xícara de cafezinho contém em média 50 ml, então se for consumir uma xícara de chá, estará bebendo mais do que o citado na publicação. Esse estudo nos faz lembrar que até bem pouco tempo a cafeína (ingrediente ativo do café) era considerada como prejudicial à saúde. Mas, com tantas pesquisas provando que o café faz mais bem do que mal, o café já pode ser acrescentado em nossa alimentação (viu?, nem tudo que é gostoso faz mal), é claro que se bebido com moderação, em geral até 4 xícaras por dia, se você quiser dormir à noite.
A gente até já escreveu sobre a maioria dessas pesquisas. Veja, abaixo uma listinha com os posts.
Fonte: Saúde da Mulher
Foto: Flickr