A polêmica da sola vermelha dos sapatos Louboutin

Escrito por: -


Na semana que passou, uma polêmica ligou duas marcas – uma delas, ícone fashion internacional; outra, símbolo de glamour em terras brasileiras. Estamos falando do processo em que a grife francesa Christian Louboutin acusa a brasileira Carmen Steffens de usar a famosa sola vermelha, patenteada por Louboutin, em seus sapatos.

A grife francesa patenteou a sola vermelha no ano de 2008 e agora processa a Carmen Steffens por conta da cor usada nos sapatos brasileiros. A própria imprensa da França já havia comparado os sapatos de ambas as marcas, falando que os calçados da Carmen Steffens têm “espírito Louboutin, mas muito mais acessíveis”.

Em 2007, a Louboutin já havia processado a norte-americana Oh Deer! pelo mesmo motivo: a tão sonhada sola vermelha, que para as fashionistas é símbolo de poder. A discussão no cenário fashion vai um pouco mais longe – até que ponto uma sola vermelha pode ser considerada uma “criação”, se não carrega nenhuma logo, trata-se apenas do uso de uma cor de solado diferente da cor do sapato? Em um tempo onde a moda é cada vez mais democrática, fica bem difícil ser completamente inovador e criar coisas totalmente diferentes, nunca vistas antes. O que vocês acham?

fonte: Bolsa de Mulher
foto: reprodução

Votar no artigo:
4.00 nos 5.00 baseado nos 2 votos.