Porque a mulher retém mais gordura no corpo do que o homem?

Escrito por: -

Mulheres acumulam mais gordura que homem. Foto: Aidon/Getty Images.

Mulheres ‘ganham’ dos homens em vários aspectos. Que o digam as que são multitarefas. Mas quando o assunto é engordar, elas acumulam mais gordura e mais rápido, já que no organismo deles, a gordura fica aloja durante menos tempo. Por isso eles acabam conseguindo emagrecer mais rápido. Ponto pra eles.

 

Mas porque a mulher acumula mais gordura que o homem?  A resposta está na antropologia. A história do comportamento dos gêneros há anos atrás pode responder porque, afinal, a mulher acumula tanta gordura e o homem nem tanto.

 

A teoria (hipotética) que explica esse fato que faz as mulheres acumularem mais gordura que o homem está na própria anatomia. A mulher tem mais gordura, ao passo que o homem, tem mais músculo.

 

Isso se deve aos tempos primitivos, em que em função do trabalho feminino girar em torno da maternidade. De acordo com a ciência, neste período de gestação a mulher precisa de mais gordura no corpo, fonte de energia, para levar a gravidez até o fim. O homem, no entanto, precisava ter mais força para trazer comida e lutar pela mulher e filhos, literalmente, já que naquela época, era tarefa do homem ir à caça de animas e lutar pela sobrevivência da família.

Para manter os músculos, o homem precisa consumir 2.700 calorias. Enquanto isso, a mulher apenas de 2.000. A diferença de 700 significa o consumo de uma xícara de açúcar.

 

Esse cenário já oferece as primeiras conclusões. A questão evolutiva da mulher aponta que a gordura acumulada é preventiva por causa das questões femininas. Uma delas é a gravidez, já que o estrogênio é o responsável por diminui a capacidade do organismo de queimar energia depois da alimentação. Tudo isso com a intenção de preparar o corpo para encarar o período da gravidez.

 

Embora o estrogênio seja apontado como um vilão, que incapacite a mulher de perder peso com a mesma que o homem, não há estudos ou pesquisas que o coloquem de forma oficial como um  regulador de gordural corporal.

Fonte: Super Interessante

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!