Logo Cidade Internet

Vinho protege contra os raios UV

Publicado 12 Ago 2011 por Renata Fraia

Comentários dos leitores

taca de vinho

Há muito que o vinho vem se mostrando muito mais do que uma bebida elegante, de cor fascinante e aroma sem igual. Consumir uma taça de vinho regularmente e com moderação está se transformando em quase um remédio.

Depois de saber os inúmeros benefícios do vinho, inclusive, que o vinho tinto pode prolongar a vida em 5 anos, agora há mais uma boa razão para saborear uma taça de vinho diariamente, é que ele age como protetor solar.

Pesquisadores da Universidade de Barcelona publicam os resultados do estudo no Journal of Agricultural and Food Chemistry. Segundo eles a uva tem o poder de proteger a pele dos raios UV, os quais causam câncer de pele, envelhecimento precoce e queimaduras solares.

De acordo com o estudo, os flavonoides, como o resveratrol e a quercetina, encontrados no vinho (sobretudo nos vinhos tipo Cabernet, Syrahs Petite e Pinot Noir) agem como um escudo para as células em risco de falência devido à exposição aos raios ultravioleta.

Dica: Vale lembrar que os flavonoides também estarão presentes no suco de uva feito sem tirar as cascas (depois você pode coar), sendo uma excelente opção para quem não pode ou não gosta de bebidas alcoólicas. Outra dica que parece óbvia, mas que não custa lembrar é que você não deve substituir o protetor solar pelo vinho, ou seja, o filtro solar deve - sempre - ser usado.

Fonte: Journal of Agricultural and Food Chemistry
Foto: Flickr

1 stelle2 stelle3 stelle4 stelle5 stelle (nenhum voto)
condividi condividi
0 comentários

Comentários dos leitores

Seja o primeiro a escrever um comentário sobre esse artigo.