Mito ou Verdade: misturar hipoglós e bepantol dá um hidratante facial?

Escrito por: -

Pomadas como máscaras

Tem circulado por aí a lenda de que misturar as pomadas Hipoglos e Bepantol dá uma máscara facial hidrante milagrosa, com efeito anti-idade, que tira manchas e irritações da pele. Para desvendar o mito chamamos a Tatiana Gabbi, do Zahra Spa & Estética. Segundo a especialista, não dá para negar que as pomadas possuem propriedades que beneficiam a pele, porém cada tipo de pele reage de uma forma diferente e pode haver contra-indicações. As grávidas, por exemplo, estão proibidas de fazer o teste.

De onde vem o mito?
O mito da mistura vem da ideia de que a Hipoglós tem vitamina A, sob a forma de retinol, vitamina D (colecalciferol) e óxido de zinco. O retinol é um composto muito presente em produtos antienvelhecimento e diversos trabalhos científicos comprovam a sua eficácia no rejuvenescimento da pele. O seu uso prolongado é capaz de suavizar os efeitos da exposição solar, como manchas e rugas. Além disso, o retinol melhora a hidratação da pele e promove síntese de colágeno.

Já a Bepantol é atua na cicatrização de lesões na pele. “Acredito que a função do bepantol nessa máscara seja a de evitar algum possível efeito colateral da vitamina A, presente no hipoglós. O uso de retinol na boca, por exemplo, pode levar a uma inflamação e edema, com descamação posterior”, explica Tatiana. Isso porque a pomada é constituída de vitamina B5 ou dexpantenol a 5%. O dexpantenol é absorvido pela pele e convertido nas células em ácido pantotênico, um dos componentes da coenzima A (coA). A coA é importante na síntese de substâncias que formam a barreira cutânea e protegem a pele. Os dermatologistas indicam esse produto para lesões labiais causadas pelo uso oral do ácido retinóico (outro derivado da vitamina A).

Por que não usar?

- O uso prolongado dessa máscara de hipoglós e bepantol pode realmente melhorar a qualidade da pele lesada pelo sol, segundo a dermatologista. “No entanto, isso não traz qualquer benefício em relação aos produtos antienvelhecimento consagrados, que contêm retinol na fórmula”, explica Tatiana. Algumas marcas recentes apresentam tecnologias, por exemplo, que controlam a absorção do retinol na pele, em intervalos maiores, evitando a irritação.

- Hidratantes do mercado já vêm com filtro solar, indispensável nos dias de hoje

- A hipoglós é uma pomada, de textura gordurosa – o que faz a dermatologista preferir produtos mais apropriados para uso na fase. Principalmente, as peles oleosas.

- “A utilização de derivados da vitamina A (ácidos) sem acompanhamento do médico dermatologista é altamente desaconselhada, pois alguns pacientes podem apresentar efeitos colaterais mais sérios, entre outros problemas”, afirma a dermatologista.

- A vitamina A é contra-indicada na gravidez

Fonte: Zahra Spa & Estética
Foto: Flickr

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!  
 
Atualizar
  • nickname Commento numero 1 su Mito ou Verdade: misturar hipoglós e bepantol dá um hidratante facial?

    Posted by:

    me desculpem mas vcs estão a fim de fazer propaganda de cremes que custam uma fortuna e no entanto fazem o mesmo efeito da pomada. Publicado Date —

  • nickname Commento numero 2 su Mito ou Verdade: misturar hipoglós e bepantol dá um hidratante facial?

    Posted by:

    os mercenários que fabricam produtos a preço de ouro, vão comer o fígado do Pitangui, sem contar que estes produtos apresentam irritações, escamações, e nem pense em ver a luz solar. O pior é aumentarem o preço do Hipoglós, caiu na internet, JÁ ERA. Publicado Date —

  • nickname Commento numero 3 su Mito ou Verdade: misturar hipoglós e bepantol dá um hidratante facial?

    Posted by:

    O cheiro é ruim mas mesmo assim vale a pena!!!Estou misturando as duas pomadas! Publicado Date —