Maquiagem: cuidados para quem usa lentes de contato

Escrito por: -

Lentes de contato e maquiagem

Quem usa lentes de contato pode sofrer muitos incômodos ao passar a maquiagem. Os olhos ficam mais sensíveis e qualquer partícula em contato com eles provoca uma bela irritação e manda todo seu trabalho de make-up pelos ares. Para tirar essas dúvidas, falamos com o oftalmologista Edney de Resende.

O médico avisa que é preciso colocar as lentes de contato antes da maquiagem e explica qual a melhor forma de proteger os olhos durante o processo. Segundo Resende, a regra muda só com produtos pulverizados, incluindo perfume, desodorante e fixador para cabelo, deve ser aplicados antes de colocar as lentes de contato.

Anote as dicas:

1.O que é mais recomendado: passar a maquiagem e depois colocar a lente de contato ou o contrário?

O ideal é colocar a lente e depois passar a maquiagem. Desta forma, você estará com as mãos limpas e terá certeza de que a face interna da lente e a córnea estarão livres de qualquer resquício de produtos. Caso a maquiagem seja feita antes, há o risco de a maquiagem ficar depositada entre a lente e olho levando a irritações. Além de tudo, você enxergará melhor a maquiagem!

2. Quem usa lentes de contato pode utilizar qualquer tipo de maquiagem?
A melhor maquiagem para quem usa lentes de contato é a versão hipoalergênica, que também são indicados para quem tem olhos sensíveis, a base de água e sem óleos .

3. O lápis e o rímel têm alguma restrição?
Cuidado com o delineador ou lápis, estes podem ser aplicados na linha dos cílios superiores. Na linha dos cílios inferiores o produto pode entrar em contato com os olhos e pode causar irritações.

4. São permitidos produtos em pó?
O ideal é optar pelas sombras compactas, as sombras em pó podem entrar nas lentes de contato e devem ser usadas com moderação. Os cremes podem formar um filme sobre as lentes e atrapalhar a visão.

5. O mesmo se aplica a cremes e loções para o rosto? É preciso algum cuidado na aplicação deste tipo de produto?
Deve-se ter cuidado em usar cremes e loções antes de manusear as lentes, pois estes produtos podem deixar resquícios que são difíceis de remover com água e podem manchar as lentes. Deve-se escolher sempre produtos seguros, onde no rótulo é descrito ser seguro para lente de contato. Sempre dê preferência a produtos sem perfumes e a base de água.

Fonte: Edney de Resende

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!