Veja como escolher a meia de compressão ideal para você

Escrito por: -

As meias de compressão - aquelas meias-calças que apertam bastante e não são nem um pouco bonitas - são entretanto, fortes aliadas à saúde, por prevenirem varizes (inclusive durante a gravidez) e melhorarem a circulação sanguínea em geral evitando até doenças graves.

A compressão que a meia elástica exerce sobre as pernas ajuda a bombear o sangue que precisa “subir” pelas pernas com mais velocidade (lembre-se que se você estiver em pé a gravidade força o sangue para baixo). “A meia melhora o retorno do sangue para coração. Ela não deixa a perna inchar porque ela se contrapõe ao inchaço, ela comprime”, diz Marcondes Figueiredo, cirurgião vascular.

Mas como escolher a meia de compressão?
Nunca compre a meia apenas pelo tamanho do pé. O melhor é procurar um médico e medir a circunferência da perna.

“Tem fabricante que coloca a meia pelo tamanho do pé. É como um antibiótico. Você tem que dar qual é a compressão da meia, qual é o tamanho e o modelo, e por quanto tempo a pessoa vai usar, explica.”


Comece usando a meia durante poucas horas por dia, até seu corpo se adaptar a ela. Vista-as ao acordar, antes mesmo de sair da cama, ainda deitada, porque na horizontal seu corpo consegue bombear o sangue mais facilmente e se você levantar o sangue das pernas vai todo para baixo.

“Na primeira semana use até o meio-dia. Na segunda semana até as duas horas da tarde. Na terceira até as quatro. E a partir da quarta semana é que a pessoa pode ficar o dia todo com ela”, orienta o médico.

Outra dica mostrada no vídeo acima é jamais dormir com uma meia de compressão. “Ela comprimi a circulação arterial quando você está deitada”, além disso, depois de alguns meses as meias de compressão precisam ser trocadas. “Se for usada diariamente ela dura quatro meses em média. A borracha tem uma validade, depois ela perde aquele efeito de compressão”, afirma o médico.

A última, mas não menos importante dica é: Não use a meia de outra pessoa. De acordo com o médico esse é um grande erro que muitas pessoas cometem.

Fonte: Globo Vídeos

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!