Receita de empadinha sem glúten

Escrito por: -

Receita para quem não pode ou não quer comer glúten

 

 

Você já deve ter ouvido falar na dieta sem glúten, e em como essa proteína, encontrada em alguns grãos, como a aveia e o trigo, podem fazer mal à saúde. As pessoas com a doença celíaca também não podem digerir a proteína, por isso, precisam realmente excluir o glúten da dieta.

 

Diz-se que o glúten causa inchaço, criando uma espécie de muco no sistema digestivo, dificultando a digestão e levando a vários problemas, como fatiga, ganho de peso e constipação.

 

Se você quer experimentar algumas receitas sem glúten e ver o resultado, confira esta deliciosa empadinha, à base de linhaça, grão de bico e farinha de arroz, que além de gostosa é muito saudável:

 

Ingredientes

1 xíc. de batata cozida

1 col de sopa de linhaça dourada

1/2 xíc. de gergelim torrado

1 xíc. de grão-de-bico cozido

2 col. de sopa de polvilho doce

2 col. de sopa de óleo de coco ou palmiste

2 col de sopa de fécula de batata

2 col de sopa de farinha de arroz

Sal e temperos a gosto

 

 

Modo de preparo:

1. Deixe a linhaça de molho por no mínimo três horas. Lave com o auxílio de uma peneira em água corrente. Bata no liquidificador com três colheres de sopa de água morna. Reserve.

 

2. Processe as batatas e o grão-de-bico. Acrescente a linhaça, o gergelim, o óleo, o  polvilho doce e as farinhas. Misture até formar uma massa com o ponto para modelar. Acerte o sal e torne a amassar. Forre as formas de empadinha.

 

3. Leve ao forno médio, por 25 minutos - esse tempo depende da potência do seu forno, fique atenta.

 

4. Recheie com a receita de sua preferência. Algumas sugestões são: creme de frango, camarão ou carne moída. Entre as opções vegetarianas estão: palmito, creme de tofu e azeitonas e “carne” de soja.

 

Dica: Se quiser empadinhas fechadas, reserve 1/3 da massa para a finalização. Estique a massa, corte discos e feche as empadas.

 

Fonte e foto: Menu Vegano

 

 

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!